Clínica Gênesis Dr. Mario Idalvo

Ginecologia

A ginecologia é a especialidade médica responsável pela saúde da mulher nos diferentes momentos da vida dela, desde a puberdade e adolescência, quando ocorre a introdução aos métodos contraceptivos, o início da vida sexual, durante o tratamento da menopausa, dentre outras condições médicas.

Mas, afinal, você sabe o que é o ginecologista e o que ele faz?

O ginecologista é o profissional que estudou medicina por seis anos e depois fez residência médica (especialização) por três anos na área de ginecologia. Ele atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e queixas que afetam o aparelho reprodutor feminino: ovários, útero, vagina e mamas.

São diversas doenças e queixas das mulheres que podem ser diagnosticadas e tratadas pelo ginecologista, como:

• Problemas na menstruação: amenorreia (ausência dos períodos menstruais);
  • Cisto de ovário;
  • Endometriose: descamação do tecido que reveste o útero durante a menstruação;
  • Mioma uterino;
  • Malformações uterinas;
  • Vaginose e a candidíase (corrimentos);
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
  • Incontinência urinária;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • Problemas com anticoncepção inadequada;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Câncer de colo do útero;
  • Câncer de ovário.

Quando deve ser a primeira consulta com o ginecologista?

O ginecologista geralmente é o médico que acompanha a mulher nos diferentes estágios de sua vida. A primeira consulta deve ser ainda na adolescência, assim que ocorre a primeira menstruação e a menina está descobrindo importantes mudanças em seu corpo.

Muitas vezes, por vergonha ou falta de conhecimento, as adolescentes adiam essa primeira consulta com o ginecologista. Porém, o acompanhamento ginecológico desde cedo é fundamental para prevenir doenças do sistema reprodutor feminino.

É nesse momento que o ginecologista irá orientar sobre o método de anticoncepção mais adequado e também poderá informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e como se cuidar.

Se a menina é virgem, o ginecologista irá examinar apenas os seios e a região genital externa. Também irá fazer perguntas sobre o histórico de doenças na família, doenças na infância e como está o ciclo menstrual.

Em que outros casos consultar o ginecologista?

O ideal é que a mulher faça um acompanhamento anual com o ginecologista para prevenir e evitar complicações relacionadas com infecções ou à vida sexual. Nessa consulta, o médico irá realizar no próprio consultório ou irá solicitar exames preventivos, como o papanicolaou que ajuda a identificar precocemente alterações no útero.

Porém, se ocorrer algum dos sintomas ou situações abaixo, a visita ao ginecologista deve ser imediata:

• Menstruação atrasada;
  • Corrimento amarelo ou com mau cheiro; coceira;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Dor ao urinar.

Ginecologista e obstetra?

É bastante comum o médico se especializar em ginecologia e também em obstetrícia, o que é o caso do Dr. Mário Idalvo (clique aqui para conhecê-lo). As duas áreas acabam tendo muita proximidade, já que o obstetra é o médico responsável por todo o planejamento da gravidez da mulher.

Para saber mais sobre a atuação do médico obstetra, acesse aqui.